Açude das Porteiras: A promessa mais renovada da história
Uma promessa antiga voltou a ser renovada nos últimos dias: A construção do Açude das Porteiras.
A obra, que há décadas vem sendo preiteada, parece nem constar nos papéis dos Governos Municipal, Federal ou Estadual, mas voltou a aparecer na pauta política, devido ao período de seca.
É importante lembrar que na época em que Augustinho Rufino estava deputado estadual (entre as décadas de 80 e 90), a obra já era prometida.
O Açude das Porteiras era parte das propostas de Tonho do Pará (PTB), tanto nas campanhas para deputado estadual quanto para prefeito.
Edson Vieira (PSDB) também prometeu a construção da represa, enquanto deputado estadual. Passou seis anos com o mandato e nunca obteve a realização.
Já o deputado estadual Diogo Moraes (PSB) enviou uma proposição ao governador Eduardo Campos, nos primeiros meses do seu mandato, em 17 de fevereiro de 2011, pedindo “urgência” na construção do açude. O pedido “urgente” não foi atendido.
Por fim, o deputado federal José Augusto Maia (PTB) anunciou a obra, na ocasião do Seminário Econômico Desenvolvimento Regional e Exportação, organizado pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara Federal, em 23 de maio de 2011, na Escola Padre Zuzinha.
Na ocasião, era aguardada a presença do Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho (PSB). O ministro não compareceu ao seminário e, mais uma vez, a obra do Açude das Porteiras não saiu do discurso.
Agora, em tempos de seca, políticos de várias tendências voltam a falar sobre o assunto e removam as promessas. Dá pra acreditar?