Estratégias simples de marketing
ESTRATÉGIA 2
Mala Direta
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Trata-se da comunicação de uma empresa com seus clientes por meio do envio de postagens via correios ou mesmo através de entrega por office boy ou outro enviado. Essa é uma estratégia de marketing direto e geralmente se utiliza para promover vendas, lançamentos de produtos, catálogos, datas comemorativas, dentre outros. Chamamos de marketing direto porque não há pulverização da informação, ou seja, a comunicação sai direto da sua empresa para o cliente. Não é utilizado nenhum meio de comunicação em massa, e nenhuma mídia, pois se trata de uma correspondência direta.
É uma ótima estratégia e pode ser utilizada pela sua empresa. Veja a seguir algumas etapas para pôr em prática a mala direta.
- Tenha cadastro de clientes atualizado. Caso haja qualquer erro de endereço ou mesmo falha de digitação do destinatário a correspondência volta e o investimento será perdido.
- Planeje e produza o material que será enviado. Pode ser seu catálogo de produtos, uma carta ao cliente assinada pelo próprio dono da empresa, algum brinde institucional, folder demonstrativo de alguma promoção, informativo de liquidação e muitas outras comunicações que farão com que seu cliente perceba que sua empresa se importa com ele.
- Escolha dos clientes que serão contemplados pela mala direta. Essa fase define para quem você enviará a comunicação, assim você poderá direcionar de acordo com a estratégia da empresa.
- Envio da postagem. É a hora de fazer seu cliente receber a comunicação.
- Mensuração dos resultados obtidos. É quando você irá avaliar qual o retorno sua ação teve. Nessa fase você também deve rever as falhas e direcionar as próximas ações.
Comece a planejar hoje mesmo sua próxima ação de marketing, uma ótima dica é começar com uma boa mala direta.
Vamos nessa, mãos à obra!