Estratégias simples de Marketing
Estratégia 1: Mobile marketing (marketing através de celulares, smartphones e tablets).
Estamos iniciando uma série de artigos que tratarão de estratégias simples que sua empresa pode aplicar sem grandes custos e obter bons resultados. Neste primeiro artigo trataremos do mobile marketing, ou seja, ações de marketing desenvolvidas através dos aparelhos de comunicação móveis como celulares, smartphones e tablets. A grande vantagem dessa estratégia é que a ação é direta e imediata, pois o seu público alvo está constantemente com seu aparelho móvel em mãos. Sendo assim, qualquer comunicação que você queira direcionar a ele, será imediatamente identificada e reconhecida.
No Brasil já é maior o numero de aparelhos celulares do que o próprio número de habitantes e esse número vem crescendo ainda mais.
Para que sua empresa desenvolva ações de mobile marketing e haja retorno, são necessários alguns passos:
1. Busque enriquecer seu cadastro de clientes. Cadastre o número de celular dos seus clientes. Quanto mais números você tiver em cadastro, mais pessoas serão atingidas pela sua ação.
2. Defina as estratégias. Estabeleça a razão da comunicação, se será puramente publicitária (lançamento de coleções, ou produtos, liquidações), se será informativa (comunicando horários, datas, ou mudanças na empresa) ou apenas de interação com os clientes (tratando de assuntos de interesse do cliente).
3. Defina os canais que irá utilizar. Alguns canais são: mensagens de texto (SMS), mensagens de imagens e vídeo (MMS), ligação (telemarketing), whatsapp (uma rede social voltada para dispositivos móveis) e outros.
4. Crie o conteúdo que será enviado, sejam imagens, texto, ou fala.
5. Mãos à obra. Envie a comunicação criada através das estratégias traçadas e sinta os resultados.
Essa é uma estratégia simples e bem abrangente de marketing direto. Aguarde os próximos artigos que trarão outras ações de marketing dinâmicas, modernas e simples de serem executadas.