Jornalismo independente

liderança absoluta!

Cirurgias eletivas estão suspensas em todo o território pernambucano

 

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) divulgou na noite da última desta terça (25) que as cirurgias eletivas que dependem de internação hospitalar estão suspensas até o próximo dia 6 de junho em todo o Estado. De acordo com a SES, o objetivo é evitar sobrecarga nos sistemas de saúde e destinar maior número de profissionais, leitos e insumos médico-hospitalares para o atendimento de pessoas suspeitas ou confirmadas para a infecção pela Covid-19.

As cirurgias marcadas estão suspensas desde o dia 8 de março e a última prorrogação havia sido feita no dia 8 de maio. Antes, estes procedimentos estavam suspensos até o dia 23 deste mês. Estas prorrogações são referentes a procedimentos agendados previamente, ou seja, não urgentes, mas que podem ser adiados sem prejuízo à saúde do paciente.

Com a medida, o governo estadual pretende “evitar sobrecarga nos sistemas de saúde e destinar maior número de profissionais, leitos e insumos médico-hospitalares para o atendimento de pessoas suspeitas ou confirmadas para a infecção pelo novo coronavírus”.

São consideradas cirurgias inadiáveis as oncológicas, cardíacas, transplantes e procedimentos que possam causar dano permanente ao paciente em caso de adiamento. Também estão permitidas cirurgias ambulatoriais que não demandam internamento hospitalar e está autorizado o funcionamento das unidades de consultórios, clínicas, laboratórios e hospitais com a realização de consultas, procedimentos diagnósticos e terapêuticos ambulatoriais, além dos serviços de urgência e emergência.

COMPARTILHE ESSA POSTAGEM

Facebook
WhatsApp

Outra notícias...