Santacruzenses participam de Mobilização Nacional em prol dos direitos da pessoa com Autismo
Na última quarta-feira (19/09), mães, professores e estudantes de Santa Cruz do Capibaribe também participaram da Mobilização Nacional para aprovação do Projeto de Lei N° 1631/11, que garante a Instituição da Política Nacional de Proteção aos Direitos da pessoa com Autismo.
O evento ocorreu ao lado da Igreja São Cristóvão e contou com a exibição de uma faixa, pessoas com camisas alusivas ao tema e também de explicações sobre o Autismo.
De acordo com o Ministério da Saúde, ” O Autismo é uma desordem na qual uma criança jovem não pode desenvolver relações sociais normais, se comporta de modo compulsivo e ritualista, e geralmente não desenvolve inteligência normal. O autismo é uma patologia diferente do retardo mental ou da lesão cerebral, embora algumas crianças com autismo também tenham essas doenças. Sinais de autismo normalmente aparecem no primeiro ano de vida e sempre antes dos três anos de idade. A desordem é duas a quatro vezes mais comum em meninos do que em meninas”.
O autismo pode ser diagnosticado por médicos específicos, a exemplo de psicólogos ou psiquiatras. Sua causa é desconhecida e o tratamento varia de acordo com a intensidade da síndrome.
Para fazer o download do Projeto de Lei N° 1631/11, basta clicar no link abaixo.