A Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Santa Cruz do Capibaribe publicou nas redes sociais, na manhã desta sexta-feira (11), uma nota de repúdio ao Governo de estado de Pernambuco, por não enviarem doses da vacina Janssen para o município.
Na última quinta-feira (10), o governador Paulo Câmara (PSB) informou que as doses da vacina da Janssen contra Covid-19 serão distribuídas para cidades do Agreste e do Sertão do estado. A previsão é de que as doses cheguem ao Brasil já na próxima semana.
Além de Recife, as doses seguem para os municípios de Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada, atualmente com patamares altos de contaminação, irão receber doses do imunizante para acelerar a vacinação da população.
Nota de Repúdio
Quando o Governo de Pernambuco quer decretar restrições mais duras, usa como justificativa o fato de Santa Cruz do Capibaribe (cidade-mãe do polo de confecções do agreste) receber mais de 100mil visitantes por semana e assim criar uma situação de maior risco.
Porém quando é para definir quais cidades devem receber doses extras de vacina, o risco de receber 100mil pessoas semanalmente não é levado em consideração.
O Governador ainda justifica dizendo que as cidades contempladas são grandes polos comerciais. De fato não deixam de ser, e também de merecer mais vacinas. Contudo, fora Caruaru e Garanhuns, nenhuma das cidades que irão receber doses extras de vacinas tem a movimentação de pessoas e negócios que Santa Cruz do Capibaribe tem.
Bruno Bezerra
Presidente da CDL Santa Cruz do Capibaribe, a cidade-mãe do polo de confecções de Pernambuco.