A Caixa Econômica Federal anunciou que vai iniciar o pagamento do Auxílio Brasil a partir da próxima quarta-feira (17). O programa substituirá o Bolsa Família e tem como público-alvo famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza. Além da mudança de nome, houve um aumento de 17,84% no tíquete médio, que passou a ser de R$ 217,18 mensais.
O governo tenta viabilizar espaço no Orçamento para o auxílio ser de R$ 400 até dezembro de 2022. Para viabilizar o novo valor, o governo precisa que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Precatórios seja aprovada no Senado, lembrando que a Câmara dos Deputados já deu o aval.
O governo anunciou que os beneficiários do Bolsa Família migrarão automaticamente para o Auxílio Brasil, sem necessidade de realizar novo cadastramento. O Auxílio Brasil começará a ser pago nesta quarta, iniciando com os beneficiários que tenham NIS com final 1.
Os cartões e senhas utilizados para saque do Bolsa Família continuarão válidos e poderão ser utilizados para o recebimento do Auxílio Brasil. As famílias que recebem o Bolsa Família pelo aplicativo CAIXA Tem, em conta Poupança Digital, receberão o Auxílio Brasil na mesma modalidade de pagamento e poderão continuar movimentando seu benefício pelo aplicativo.
Os canais para saque dos benefícios e consulta de informações permanecem os mesmos: aplicativo CAIXA Tem, terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, correspondentes CAIXA Aqui, além das agências da CAIXA, que voltam ao horário normal de funcionamento no dia 23 de novembro.
Também será lançado um aplicativo chamado Auxílio Brasil, que substituirá o aplicativo Bolsa Família. Assim, o beneficiário poderá consultar a disponibilidade do seu benefício pelo novo aplicativo Auxílio Brasil ou ligando para o Atendimento CAIXA ao Cidadão, no telefone 111.
;
Fonte: Agência Brasil.