Foto: Compesa/Divulgação.
A Companhia Pernambucana de Abastecimento (Compesa) informou nesta quinta-feira (28) que a Barragem Serro Azul, localizada em Palmares poderá abastecer o município de Santa Cruz do Capibaribe, além de mais nove municípios do Agreste a partir de 2018.
Segundo informações da Companhia, ela estuda agora, fazer o aproveitamento da água da Barragem de Serro Azul, para abastecimento humano. Para isso, iniciou a elaboração do projeto que poderá ofertar no mínimo 560 litros de água por segundo para a região. A proposta da Compesa é que a Adutora de Serro Azul se integre à Adutora do Agreste, complementando a água captada no Eixo Leste da Transposição do Rio São Francisco.
O projeto executivo para a construção da nova adutora deverá ser concluído em novembro deste ano, com obras previstas para iniciar em fevereiro de 2017. A primeira fase deverá entrar em operação no segundo semestre de 2018.
Com isso, as localidades beneficiadas da primeira etapa após as obras realizadas seriam: Santa Cruz do Capibaribe (e o distrito Pão de Açúcar), Toritama, Caruaru, São Caetano, Belo Jardim, Sanharó, São Bento do Una e Tacaimbó. Para a segunda etapa também seriam abastecidos os municípios de Bezerros e Gravatá.