No domingo (10), a água transportada pela Adutora do Agreste, do Rio São Francisco, percorreu 51 km da cidade de Belo Jardim até Caruaru e chegou, pela primeira vez, à Estação de Tratamento de Água do Petrópolis.
A chegada da água bruta da Transposição do Rio São Francisco foi muito comemorada pelos técnicos da Compesa, mais uma etapa vencida da fase de testes do novo trecho da Adutora do Agreste, que contará com 796 km de extensão quando a 1ª Etapa for concluída. Nesta fase que está em testes, serão beneficiadas oito cidades do Agreste, entre elas, Caruaru e São Caetano.
A partir de agora, para que a água seja tratada e distribuída à população de Caruaru, serão iniciados ajustes operacionais necessários na própria adutora e também na estação de tratamento de água. Além das atividades em Caruaru, os técnicos da Compesa prosseguirão com os testes que alcançam as demais cidades planejadas nesta fase, de acordo com a companhia.
O novo trecho destinado à captação de água do Ramal do Agreste, entre os municípios de Arcoverde e Pesqueira, vai beneficiar cerca de 650 mil pessoas, de oito cidades – Pesqueira, Alagoinha, Sanharó, Belo Jardim, São Bento do Una, Tacaimbó, São Caetano e Caruaru.