Moradores de Santa Cruz do Capibaribe estão sendo contemplados, neste início de ano, com ruas mais arborizadas e ambientes mais bonitos. Tudo graças a projetos de meio ambiente, que buscam a ressocialização de cumpridores de penas alternativas e reeducandos do regime aberto.
As ações são executadas através de parceria entre a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), com as prefeituras das duas cidades. Em Santa Cruz do Capibaribe, o projeto “Minha rua mais verde” conta com 26 cumpridores de penas alternativas, encaminhados pela Gerência de Penas Alternativas e Integração Social (Gepais).
Este mês, eles já realizaram o plantio de 13 mudas de castanhola e paineira rosa, no bairro Nova Santa Cruz, e continuarão o trabalho com outras espécies disponíveis na sementeira do município.
“O serviço em contato com a natureza eu já tenho experiência, porque vou muito ao sítio da minha família, e trabalhar para a comunidade mudou minha mentalidade, estou mais atento às coisas”, disse um reeducando que uma vez por semana, cumpre suas oito horas determinadas pela justiça.
Para o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, “o cumpridor só tem a ganhar quando a instituição possibilita associar o cumprimento da pena ou medida alternativa com a promoção e conscientização de um desenvolvimento sustentável”.