Gerência de Meio Ambiente de Santa Cruz do Capibaribe realiza Plano de Arborização da cidade
Como parte das atividades de planejamento na área do meio ambiente, a Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe, Agreste de Pernambuco, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Meio Ambiente elaborou o primeiro Plano de Arborização da cidade.
O plano mostra uma pesquisa em que foi diagnosticada a situação verde de Santa Cruz, obtida através de um levantamento do quantitativo de árvores da cidade, dividida em seis áreas.
O planejamento de ações eficazes que envolvam o tema arborização, também contempla o estudo.
O gestor de Meio Ambiente, Pablo Ricardo, que esteve coordenando a pesquisa iniciada em 2013, relatou que na atualidade, a cidade que conta com 96 mil habitantes, possui um Parque Florestal com 0,7 hectares de área com mais de 30 espécies de plantas, 45 praças, quatro canteiros centrais de grande porte e aproximadamente 50 mil árvores distribuídas nas ruas e avenidas.
“A ONU estabelece o plantio de duas árvores por habitante, Santa Cruz apresenta 0,5 árvores por morador, tendo em vista a importância dos benefícios da arborização para o meio ambiente e qualidade de vida da população, elaboramos o Plano de Arborização que pretende expandir o número de árvores da cidade em até 2000, nesse ano de 2014”, disse Pablo Ricardo.
Ações como a otimização da produção de mudas, mutirão de plantio nos bairros, entrega de mudas no Parque Florestal, plantio de árvores nos canteiros centrais e realização de projetos como o Pedale e Plante serão executadas no ano de 2014 para atingir a meta da arborização da cidade.
Primeira ação do Plano de Arborização
Nesta quinta-feira (13), a partir das 19h, será realizada a primeira ação de 2014 do Plano de Arborização, com a realização do Projeto Pedale e Plante, na rua Tomé de Souza, no bairro Nova Santa Cruz.
O projeto é uma ação conjunta realizada desde o ano de 2013 com os ciclistas que realizam passeios noturnos pela cidade e contará com o plantio de caibeiras, árvores nativas da região.
Informações da Assessoria.