Equipe do Blog acompanha visitações a áreas de risco e a fábrica de briquetes em Santa Cruz do Capibaribe
Marcas nas paredes denotam que a água atingiu quase dois metros de altura, causando os prejuízos. Fotos: Thonny Hill.
Na tarde desta sexta-feira (21), nossa equipe acompanhou os secretários Fábio Aragão (Defesa Social e Mobilidade Urbana) e Luciano Bezerra (Planejamento e Gestão).
O objetivo foi conferir de perto a fábrica de briquetes e também visitar duas das áreas de risco que auxiliaram no represamento de água no Moda Center Santa Cruz.
Por causa dos estragos causados pelas chuvas, conclusão da revitalização dos canteiros será novamente atrasada
Áreas como esta, próximas ao Moda Center, ainda não tiveram os trabalhos de revitalização iniciados
Sobre a fábrica de briquetes, também invadida por água, Luciano afirmou que a mesma só deverá voltar a funcionar em até três semanas, período em que deve chegar as peças de reposição danificadas e, consequentemente, o conserto dos equipamentos.
Luciano relatou também que, por causa dessa nova quebra do maquinário, a continuidade das obras de revitalização dos canteiros centrais da PE-160, que cortam o perímetro urbano de Santa Cruz do Capibaribe, terá sua conclusão novamente atrasada.
“O que temos são 30 mil briquetes que serão utilizados nos canteiros centrais e a água que invadiu a fábrica fez com que, além dos equipamentos danificados, houvesse uma grande perda de cimento e materiais usados na confecção dos mesmos”, ressaltou.
Luciano também não deu uma previsão sobre quando a obra, iniciada em 04 de abril de 2013, será finalmente concluída.
Áreas de risco que influenciam no represamento de água no Moda Center já recebem ações emergenciais
.
Passagem de terra que obstruía fluxo de água foi retirada.
A primeira ação emergencial para tentar evitar o acumulo de água no Moda Center, que causou transtornos a condôminos e compradores, já foi concluída.
Trata-se da retirada de uma passagem de terra próxima a estação da Compesa, que ligava o loteamento São José ao distrito brejense de São Domingos.
.
Margens do canal foram alargadas e 15 metros de altura de terra foram retirados da passagem que dava acesso a São Domingos.
De acordo com Fábio Aragão, cerca de 15 metros de altura da passagem foram retirados e escavados, aprofundando-se o canal que leva as águas represadas no Moda Center.
“Com essa ação, esperamos diminuir os transtornos naquela área”, destacou.
A outra ação emergencial trata-se da desobstrução do curso de águas em um terreno particular situado ao lado direito do Moda Center.
O local está sendo aterrado para ser lotado. De acordo com Luciano, o proprietário será notificado para que seja realizada a imediata retirada das metralhas, para aumentar a vazão de água para o canal.
.