Visando combate a criminalidade, “Operação Carnaval 2014” é apresentada na Câmara de Vereadores
Autoridades apresentaram onde cada um irá contribuir para auxiliar na operação. Fotos: Thonny Hill.
Na manhã desta quarta-feira (19), foi apresentado, em coletiva de imprensa, um resumo de como será mais uma “Operação Carnaval”, plano de segurança focado para prevenção e combate ao crime em Santa Cruz do Capibaribe, durante o período carnavalesco.
A apresentação aconteceu na Câmara de Vereadores, onde estiveram presentes o Sargento Duque (Corpo de Bombeiros Militares), Major Wellington Cruz, Capitão Sena e Tenente Josivaldo (24º BPM), o prefeito Edson Vieira (PSDB), Coronel Donizete (Sec. Adj. de Defesa Social e Mobilidade Urbana), delegado Dr. Antônio Dutra (Polícia Civil) e o presidente da Câmara, vereador Junior Gomes (PSB).
Algumas dicas de segurança, como esta, também foram repassadas.
De acordo com o que foi apresentado, um esquema especial de monitoramento, rondas e outras ações foram desenvolvidos e terão duração de seis dias, começando de 28 de fevereiro até 05 de março. Confira os principais pontos:
Efetivo policial será reforçado
Segundo o comandante do 24º BPM, Major Wellington Cruz, 60 policiais estarão disponíveis diariamente, realizando rondas em Santa Cruz do Capibaribe e distritos, blitz em bares e ruas e atuarão na repressão e captura de criminosos.
Retiros espirituais também serão monitorados por rondas e um trailer da Sec. de Defesa Social será disponibilizado durante o congresso das igrejas da Assembleia de Deus (UMADESCC).
Prefeitura disponibilizará viaturas e equipamentos
De acordo com o prefeito Edson Vieira, cinco viaturas a mais serão postas nas ruas, sendo três delas para a Guarda Municipal e duas para a polícia militar.
Além disso, o prefeito destacou a compra de rádios comunicadores, destinados aos GCMs e a reativação do Centro Integrado de Monitoramento por Câmeras (CIMOPE).
.
Troças e blocos terão segurança reforçada
Ainda de acordo com o prefeito, os eventos festivos realizados em Santa Cruz do Capibaribe e nos distritos terão as presenças de efetivo, seja ele da Guarda Municipal ou de policiais militares.
De acordo com o Coronel Donizete, para incentivar os trabalhos, uma base de alimentação será instalada no Centro de Convivência de Idosos (CCI) e haverá o pagamento antecipado das diárias dos GCMs.
.
Apresentação do mapa de distribuição do efetivo que será disponibilizado.
Equipe de eletricistas será disponibilizada
De acordo com o Coronel Donizete, a prefeitura disponibilizará uma equipe de eletricistas, que ficará de plantão 24 horas por dia. A equipe focará os pontos críticos que não possuem iluminação pública ou eventuais consertos na rede.
Câmara também adere à parceria nas operações
Segundo o presidente Junior Gomes, dois aparelhos celulares já foram disponibilizados para recebimento de denúncias e facilitar a comunicação entre viaturas.
Além disso, haverá a confecção de cartões que serão distribuídos para a população, contendo telefones úteis. O espaço da Casa de Leis também poderá ser disponibilizado para reuniões e discussões dos efetivos.
.
Efetivo de agentes e delegados será reforçado
Para o delegado Dr. Antônio Dutra, haverá o aumento na quantidade de agentes e delegados durante os plantões.
O efetivo terá reforço tanto na delegacia como na Divisão de Homicídios e na 17ª Delegacia Seccional, que atende 18 cidades.
.
Áreas atingidas por enchentes terão atenção especial
De acordo com o Sargento Duque, do Corpo de Bombeiros, o efetivo estará a postos para atender as ocorrências e as áreas mais atingidas pelas enchentes terão prioridade nos atendimentos.
Outras operações conjuntas deverão ser realizadas, mas o teor delas corre em segredo. A estimativa é reduzir ainda mais os números de crimes em relação a 2013, onde foram registrados apenas um arrombamento e poucos assaltos.