Agricultores santa-cruzenses recebem segunda etapa do Água Para Todos
Nesta sexta-feira (1°/11), agricultores de Santa Cruz do Capibaribe receberam o Curso de Formação em Gestão de Água, como parte da implantação do programa Água Para Todos no município.
O curso aconteceu no Parque Florestal e foi ministrado por Joana Darc e Joseana do DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas). Elas explicaram para os participantes os procedimentos de instalação das cisternas e como preservar a água armazenada.
Os agricultores inscritos no programa receberão uma cisterna de polietileno com capacidade para 16 mil litros de água, calhas e canos que vão do telhado até a cisterna e uma bomba manual para facilitar a retirada de água sem usar baldes. Além do material, a instalação da cisterna também é oferecida pelo Programa, tudo sem custos para o beneficiado.
De acordo com DNOCS, a instalação das cisternas na zona rural de Santa Cruz do Capibaribe acontece após a cidade de Limoeiro, onde está ocorrendo no momento.
O secretário executivo de agricultura do município, Lenildo Araújo, destaca que o objetivo do Água Para Todos é o armazenamento de água para consumo humano: “essa água é para as famílias beberem e cozinharem, a água para os demais usos podem ser utilizadas dos poços que já estão em funcionamento em diversos pontos da zona rural e dos carros-pipa que distribuem diariamente”, disse.
Lenildo falou ainda do empenho da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Meio Ambiente em manter atualizados os dados da zona rural do município junto ao governo do estado e federal para que mais benefícios possam vir para os agricultores: “estamos trabalhando bem próximos à zona rural, através do seminário que realizamos, fizemos um levantamento e ouvimos todas as necessidades, a partir do resultado estamos embasados para cobrar dos órgãos competentes e estamos conseguindo bons resultados a exemplo desse programa”, finalizou.
Informações da Assessoria.