V Conferência Municipal de Saúde debate SUS em Santa Cruz do Capibaribe
Mais de 300 inscritos participaram nesta sexta-feira (25), no Clube Ypiranga, da V Conferência Municipal de Saúde de Santa Cruz do Capibaribe que tratou do tema: “O SUS que temos e o SUS que queremos no município”.
Com a palestra, “Avanços do SUS”, o representante da Secretaria de Saúde do Estado, Efraim Lopes, Coordenador da Vigilância Sanitária da IV GERES apresentou a evolução do Sistema Único de Saúde ao longo dos anos e salientou a necessidade de uma interligação com todo o aparato governamental e as demandas. “Saúde não é só a ausência de doenças, mas um conjunto de fatores integrados que levam qualidade de vida ao indivíduo”, concluiu.
A conferência organizada pela Secretaria de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde, presidido por Alencar Lopes, contou com representantes do Poder Público, profissionais da saúde, usuários do SUS, entidades e associações que debateram as palestras e os eixos Atenção Básica, Atenção Especializada e Vigilância em Saúde para elaborar propostas que tragam melhorias para a saúde do município.
O Secretário de Saúde Breno Feitoza que palestrou sobre o tema “Desafios do SUS”, falou sobre as dificuldades cotidianas do complexo sistema que gere o país, dos avanços da saúde santa-cruzense que, em dez meses, registrou mais de 650 mil atendimentos e da satisfação de realizar a conferência. “Vivenciamos um momento de grande importância, no qual a população participou com voz e voto, em conjunto com a gestão, de todas as decisões da construção das políticas que vão nortear a saúde do município pelos próximos quatro anos”, ressaltou.
Ao lado do vice-prefeito Dimas Dantas (PP) e do vereador Dida de Nan (PSDB), o prefeito Edson Vieira relatou as dificuldades encontradas no início da gestão, destacou avanços obtidos pela equipe da saúde que restaurou o atendimento nos 18 PSF’s, inaugurou a AME com mais de 20 especialidades médicas, implantou melhorias nos dois hospitais e aumentou o número de médicos e ambulâncias, assim como, a demanda de mais ações nessa área com a construção de uma UBS no Cruz Alta e a vinda de uma UPA E.
“A participação da prefeitura na conferência, ouvindo as propostas dos profissionais de saúde e da comunidade, nos faz ter a consciência, que além de progressos na saúde da população, precisamos dar melhores condições aos servidores da saúde que cuidam dos santa-cruzenses”, observou o prefeito.
Após os debates e a votação foram escolhidos os quatro delegados titulares que vão representar o município na Conferência Estadual de Saúde de Pernambuco.
Informações da Assessoria.