Tradições nordestinas foram tema do Folclore da Escola Dinâmica
Tradição, identidade e cores formaram uma festa de cultura na Escola Dinâmica. A sexta-feira (23) foi de homenagens a semana do Folclore. Alunos e professores se organizaram e fizeram apresentações que destacaram as mais tradicionais manifestações de nossa cultura.
Durante os turnos da manhã e da tarde os pais visitaram a escola e acompanharam os filhos caracterizados de caboclos, vaqueiros, índios caboclinhos, repentistas entre outros ícones que fazem parte da cultura nordestina, que foi escolhida para ser o foco das homenagens ao folclore.
Lendas cantadas e encenadas trouxeram um brilho as apresentações dos alunos do Infantil e Fundamental I que formaram a programação do dia. O momento fez muitos pais e professores voltaram aos tempos da infância. As apresentações foram realizadas no pátio da escola e o público era composto por turmas de alunos da escola, pais e professores.
A professora Janair Freitas foi uma das educadoras que ensaiou com os alunos e preparou apresentações para o dia de homenagens, ela explicou a importância de manter vivas as tradições e sobre o tema escolhido pela escola para homenagear o folclore:
“Folclore é o conjunto de costumes, tradições, crenças, festas e lendas populares. Informações referentes a tradições populares. O nosso folclore fez um resgate na cultura brasileira que tem a importância de mostrar os nossos antepassados que vem de pai para filho. Dando ênfase principalmente a cultura nordestina que é muito rica, apresentamos o frevo, caboclinho, ciranda, violeiros, vaquejadas, danças indígenas entre outras.” Destacou a professora.
A escola tem evidenciado a cultura nordestina nos vários eventos que realiza ao longo do ano, tendo como propósito, tornar os alunos conhecedores e defensores das principais tradições do povo nordestino. Sendo o nordeste um grande celeiro de artistas, é também dever dos educadores, colaborar e incentivar as raízes que representam o nordeste.
Informações da Assessoria