Jornalismo independente

liderança absoluta!

Resumão da Câmara

A noite dessa quinta-feira (28) foi marcada por vários discursos fortes, realizados na Casa Dr. José Vieira de Araújo.

 

O principal assunto na boca dos vereadores foi a polêmica reunião realizada pela oposição com possíveis contemplados do programa “Minha casa, Minha vida”, que discutiu as 335 casas do Loteamento Jaçanã I, nas proximidades do bairro Santo Augustinho.

 

Outros assuntos importantes também apareceram. Confira o melhor de cada um dos discursos, muitas surpresas virão.

.

 

Afrânio Marques (PDT) denuncia direcionamento político na lista do Minha casa, Minha vida

 

O vereador de situação foi enfático no uso de suas palavras, especialmente quando o assunto tratado foi a polemica lista de possíveis beneficiários do programa “Minha casa, Minha vida”.

 

“Tudo indica que essa preocupação tão grande hoje é porque talvez, anteriormente, havia um direcionamento; uma interferência politica ao invés de permitir que aquelas pessoas que tinham competência, no caso os assistentes sociais, fizessem o trabalho indicado para as pessoas mais carentes”.

 

O vereador citou também que, só agora nesse governo, tal trabalho de inclusão de pessoas das Favelas da Cohab e do Papelão só foi feito na atual gestão e que, no ano anterior, membros da atual bancada (agora de oposição) não teriam se manifestado sobre o assunto.

.

 

Junior Gomes (PSB) denuncia problemas no aterro sanitário

 

 

O vereador socialista denunciou, no momento de uso da tribuna, a situação enfrentada pelo aterro do município.

 

Segundo Junior, vários problemas foram deixados pela gestão anterior, o que fez com que o aterro estivesse trabalhando de forma irregular.

 

Segundo o vereador, representantes do Tribunal de Contas e da Agencia Estadual de Meio Ambiente (CPRH) já vieram ao local, para verificar o problema e buscar soluções.

 

“A responsabilidade caiu nas costas de Edson”, frisou o vereador.

 .

 

 Zé Elias (PTB) cobra mais segurança para Poço Fundo

 

 

O vereador petebista usou de suas palavras para cobrar mais segurança para o distrito de Poço Fundo.

 

Segundo Zé Elias, o distrito passa por frequentes assaltos e citou que seu requerimento, pedindo um maior efetivo de guardas municipais e da polícia militar para aquela localidade, ainda não foi atendido na atual gestão.

 

Outros pontos frisados pelo vereador foi uma maior cobrança por parte dos deputados e vereadores para cobertura do calçadão do Moda Center, como mais agilidade nos trabalhos do Açude das Porteiras.

.

 

Klemerson Pipoca (PMN) parabeniza reativação do Conselho Antidrogas

 

 

Nas suas palavras, o vereador de situação falou sobre a reunião realizada na câmara de vereadores, que oficializou a reativação do Conselho Antidrogas.

 

O Conselho, que também é presidido pelo vereador (em caráter interino) terá uma série de ações para serem desempenhadas ao longo do mês de abril, a exemplo de palestras nas escolas do município.

 

.

 

 

 

Carlinhos da Cohab (PSL) denuncia abandono do Calçadão por parte do atual governo

 

 

Fazendo uso da tribuna, o vereador de situação falou sobre a situação de abandono enfrentada, segundo ele, pelo calçadão do Moda Center.

 

“Há muito lixo, entulho, falta de energia e gambiarras”, relatou o vereador.

 

Carlinhos reivindicou para que mais ações fossem desempenhadas na atual gestão e falou que a sua bancada de oposição se preocupa com o bem-estar da população.

 

 .

 

 

 

Narah Leandro (PSB) afirma que oposição faz uso da pobreza para promover espetáculos políticos

 

Em seu discurso, a vereadora bateu forte nos vereadores da bancada adversária.

 

Para ela, a reunião promovida pela oposição com possíveis pessoas contempladas nas 335 casas do programa “Minha casa, Minha vida” do Loteamento Jaçanã I seria uma forma de incitar os conflitos no município.

 

“Não usem da miséria desse povo para fazer espetáculos políticos”, destacou.

 

Ao final, a vareadora falou de um de seus requerimentos, que pedem atendimentos odontológicos da unidade móvel para o Mercado de Farinha, Polispacas e Rio Verde.

 

.

 

Dida de Nan (PSDB) fala que aumento de efetivo da Polícia Militar irá beneficiar a zona rural e distritos

 

 

Nas suas palavras, o vereador tucano falou sobre o seu pedido para que seja designada uma Patrulha Rural, para fazer a segurança dos distritos de Pará e Poço Fundo e também na Zona Rural.

 

Dida também citou que o aumento do efetivo policial, marcado para março, irá auxiliar também essas ações, citando que já teria tido conversas com as autoridades competentes para visitações em Poço Fundo.

 

 

.

 

Zé minhoca (PSDB) ataca Ernesto e o chama de Inimigo do povo

 

Com um discurso de palavras duras, o vereador tucano dirigiu suas palavras para o líder da bancada de oposição, Ernesto Maia, na questão da reunião que tratou das 335 casas do “Minha casa, Minha vida”.

 

“Vossa excelência não deveria estar incitando o povo para manifestações incabíveis e inconscientes”, frisou, citando que a postura de Ernesto seria de um inimigo do povo.

 

Na Ocasião, Zé Minhoca desafiou o vereador a falar sobre casos polêmicos presentes na gestão anterior, citando o escândalo dos teclados, passaportes e uma dívida de R$ 204 mil a cursos oferecidos pelo SESI.

 

.

 

Zezin Buxin (PSDB) afirma que vereadores de oposição fazem promessas que não podem cumprir

 

 

Em seus dez minutos de falas, o líder da bancada de situação fez duras críticas a vereadores de oposição, afirmando que eles prometem muito mais do que podem cumprir.

 

Zezin relatou que recebeu depoimentos de pessoas que afirmaram que um vereador, da bancada adversária, teria dito que eles iriam ganhar casas do Loteamento Jaçanã I.

 

“Tem vereador que promete. A demanda é muito grande e depois acontece esse tipo de movimento. Algumas pessoas chegaram para mim e me prometeu; fulano disse que eu iria ganhar uma casa. Tem vereador que disse que “Foi contemplado”. Não tem ninguém contemplado, ele está inscrito”.

 

 .

 

Luciano Bezerra (PR) apresenta B.O em que três vereadores da oposição são acusados de incitar invasões nas casas do loteamento Jaçanã I

 

No discurso mais polêmico da noite, o vereador da base do governo disse palavras duras para os colegas de oposição.

 

Para Luciano, há uma oposição dividida, sendo um lado em prol da cidade e outra que faz cena.

 

“Querem fazer dessa tribuna seu picadeiro”, disse, afirmando que a oposição estaria fazendo muita propaganda e pouco serviço.

 

O momento mais forte foi quando Luciano leu um Boletim de Ocorrência policial, no qual Ernesto Maia (PTB), Deomedes Brito (PT) e Carlinhos da Cohab (PSL) são acusados de incitar invasões às casas do Jaçanã I.

 

Luciano pediu para que, caso seja possível, seja instaurado um inquérito pela quebra de Decoro parlamentar contra os três vereadores, por meio do Código de Ética da Câmara.

 

 

Deomedes Brito (PT) anuncia lançamento de programa de Rádio para falar de ações de sua bancada

 

Ao usar das palavras na tribuna, o vereador petebista anunciou um programa de rádio encabeçado por sua bancada.

 

Segundo ele, o programa, que se chamará “Oposição em Ação” será realizado aos sábados, no horário de meio dia, na Polo FM.

 

Na ocasião, o vereador também aproveitou para denunciar que o PSF do Bairro Pedra Branca faltam componentes básicos como curativos.

 

Deomedes também rebateu as afirmações feitas por Luciano Bezerra, afirmando que sua bancada não incitou qualquer invasão as casas do Jaçanã I.

 

 

Helinho Aragão (PTB) cobra audiência com a Compesa para tratar da falta de água no município

 

Ao usar a tribuna, o vereador falou sobre a grande possibilidade de faltar água no município, fato que, segundo ele, já acontecerá em abril ou maio.

 

O vereador cobrou para que todos os seus colegas possam conseguir uma audiência com o diretor geral da Compesa, para que o problema da seca possa ser discutido.

 

“Não queremos voltar ao balde de água na cabeça e caminhões pipa na porta de nossas casas”, destacou.

 

Na ocasião, o vereador também aproveitou para cobrar mais efetivo policial para o município, citando os vários arrombamentos em domicílios e prédios públicos em Santa Cruz e o grande número de assaltos em Poço Fundo.

 

Helinho também fez duros ataques ao governador Eduardo Campos, destacando a paralização das obras da Cadeia Pública.
 

Ernesto Maia (PTB) afirma ter provas de que Edson Viera faz gestos obscenos a invasores

 

 

No uso de suas palavras, o vereador e líder da oposição fez sua defesa contra as afirmações de Luciano Bezerra (PR), afirmando que não incitou quaisquer invasões as casas do loteamento Jaçanã I.

 

Como prova, Ernesto citou que o termo de compromisso apresentado na reunião pedia, entrou outras coisas, a proteção por parte da prefeitura contra invasões a aquelas casas.

 

Outra afirmação dita foi que, na tumultuada saída do prefeito Edson Vieira (PSDB) da prefeitura, no momento em que invasores  de área pública próxima ao loteamento São José, o prefeito teria feito gestos obscenos e tentado colocar o carro por cima dos invasores, fatos segundo eles fotografados pelo blogueiro Sidney Lima.

 

.

 

Fernando Aragão (PTB) denuncia a falta de uma equipe para elaborar projetos que tragam recursos para realização de obras o município

 

 

No uso de suas palavras, o vereador petebista citou a falta de uma equipe para elaboração de projetos importantes, fato que aconteceu na gestão de Toinho do Pará (PTB) e continua também no atual governo.

 

O vereador pediu para que seu colega Luciano Bezerra (PR) retome projetos de obras importantes, citando o Açude de Porteiras (recursos que já existem, mas que não são aplicado por falta de projetos) e pediu uma reunião com a Compesa para discutir soluções para a falta de água no município.

 

 

.

 

Ronaldo Pacas (PSDB) cita evolução dos trabalhos pela nova equipe de agentes de endemias

 

 

O vereador tucano citou, segundo suas palavras, uma evolução nos trabalhos desempenhados pelos novos agentes de endemias no município.

 

Segundo o vereador, entre janeiro e fevereiro de 2012, a equipe anterior tinha feito visitas em 5000 domicílios e que nenhuma visita de Abril a Dezembro teria sido documentada, segundo o Secretário de Saúde Marlos Ferreira.

 

Já a equipe atual, apresentou dados oito vezes maiores de visitas no mesmo período em 2013, citando um número de 41 mil domicílios visitados.

 

“Eis ai a comparação do trabalho dado pelos novos agentes”, destacou.

 

 .

 

 

Vânio Vieira (PSDB) desafia Ernesto a mostrar supostas fotos em que Edson Vieira teria feito gestos obscenos para invasores

 

 

No seu discurso, o vereador desafiou o líder da Bancada Ernesto Maia (PTB), para que mostre fotos de que o prefeito Edson Vieira (PSDB) teria dirigido gestos obscenos para os invasores de área pública próximo ao loteamento São José, depois de uma saída conturbada da Câmara.

 

Ernesto Maia (PTB) retrucou Vânio, respondendo: “O jornalista Sidney Lima, do Agreste Notícias tirou as fotos. É melhor vossa excelência tomar cuidado porque, se isso for publicado, vossa excelência pode sair desmoralizado”.

 

 .

 

Galego de Mourinha (PTB) pede uma audiência com o prefeito para apresentar soluções para realocação de barraqueiros

 

No uso da tribuna, o vereador petebista pediu que fosse marcada uma audiência com o prefeito Edson Vieira, para falar sobre o caso da retirada de barracas.

 

Segundo o vereador, a audiência serviria para que fossem apresentadas soluções para a realocação dessas pessoas após a retirada.

 

Na ocasião, o vereador denunciou que garis do município tiveram um desconto abusivo de R$ 120,00 nos salários em janeiro.

 

“A situação dos garis efetivos é uma coisa absurda. Todos estão revoltados”.

COMPARTILHE ESSA POSTAGEM

Facebook
WhatsApp

Outra notícias...