Jornalismo independente

liderança absoluta!

O que rolou no Legislativo da Capital da Moda

Farra das Locações, seca e coletiva para anúncio de chapa de Oposição predominam assuntos de mais uma tarde de uso da tribuna

Fotos: Arquivo.

Na tarde desta quinta-feira (20) foi realizada mais uma sessão de uso da tribuna. Repetindo semanas anteriores, o escândalo da Farra das Locações voltou a cena na Casa de Leis, mas dividiu sua repercussão com o anúncio, para esta sexta-feira (21) dos nomes da Chapa de Oposição para a disputa eleitoral de 2016.

 

Temas de interesse público também foram tratados na tribuna, especialmente a questão da seca, assim como a agenda de ações do prefeito Edson Vieira (PSDB) para o segundo semestre, com destaque para a inauguração do primeiro Centro de Artes e Esportes Unificados de Santa Cruz do Capibaribe, fato ocorrido no último sábado (15).

 

Outro destaque foi uma denúncia feita pelo vereador Vânio Vieira (PSDB), que disse que o presidente da Casa, vereador Afrânio Marques, sabia de um suposto superfaturamento nos valores pagos pelo conserto de cadeiras do plenário durante a presidência do vereador Junior Gomes (PSB).

 

Não discursaram os vereadores Narah Leandro (PSB), Zezin Buxin (PSDB) e Carlinhos da Cohab (PSL), que alegaram compromissos particulares.

 

Confira o resumo dos pontos mais importantes de cada discurso:

 

Afrânio Marques fala sobre alternativas para bombeamento de água a Santa Cruz do Capibaribe

;

O Tema da seca voltou a ser pauta no discurso do presidente da Casa de Leis.

 

Afrânio destacou a mais recente reunião realizada em Recife com diretores da Compesa e que lá foi dito que o munícipio não ficaria desabastecido depois que Jucazinho deixasse de mandar água através da reversão de suas águas.

 

O vereador citou que já está em fase de testes a reversão das águas da barragem do Rio do Prata, que abastece o município de Caruaru.

 

“O Diretor Regional, Leonardo Selva, nos falou que está em fase de teste ia reversão  na Estação de Água no Bairro do (bairro do) Salgado em Caruaru e de lá jogaria essa água para Tabocas e assim chegar a nossa cidade”. – disse.

 

Luciano Bezerra solicita volta das campanhas nas escolas sobre uso consciente da água

.

No principal ponto de seu discurso, o vereador Luciano Bezerra (PR) destacou a crise hídrica.

 

O vereador enfatizou que o problema não é algo presente somente de Santa Cruz do Capibaribe, mas no Polo de Confecções e também em todo o planeta.

 

Luciano destacou a falta de administrações públicas no país quanto ao gerenciamento dos recursos hídricos, já que o Brasil é um dos maiores países com oferta de água potável no planeta, 12% do total.

“Presenciamos um descaso histórico por quem deveria ter gerenciado esses recursos. É pensado ainda hoje em obras que a forneçam como açudes e adutoras, mas nos esquecemos de fazer outras ações para preservar essas águas como cuidar dos rios e preservar a natureza.” – disse.

 

Por fim, o vereador citou a importância do papel do vereador nessa questão, que é, segundo ele, de executar um papel educativo e pedagógico nas escolas para que as crianças e adolescentes possam voltar com as campanhas de uso consciente da água.

 

Zé Minhoca fala sobre viagem a Brasília e frisa falta de novas emendas para Santa Cruz do Capibaribe

.

No seu discurso, o vereador fez um resumo de sua viagem a Brasília, realizada na semana anterior.

 

Zé Minhoca (PSDB) citou que fez visitas a gabinete de vários deputados federais, entre eles Mendonça Filho (DEM), Bruno Araújo (PSDB).

 

Com Mendonça, a busca foi de mais dinheiro para ser aplicado em calçamentos. Já com Bruno Araújo, a busca foi para ampliar o programa de Internet Grátis.

 

O vereador mostrou sua insatisfação sobre a ausência de novas emendas para o munícipio vindas através de deputados e também criticou o Governo Federal que, segundo ele, não liberaria recursos para novos investimentos.

“Nosso povo merece respeito e se esses deputados tiveram votos aqui, eles precisam respeitar nosso povo, respeitar a nossa cidade. Prometeram que em outubro que veriam essa questão.” – disse, completando que faria uma nova visita a Capital Federal na data estipulada.

 

Klemerson Pipoca destaca trabalhos da Comissão de Convivência com a Seca

.

No principal ponto de seu discurso, o vereador Klemerson Pipoca (PMN) falou sobre trabalhos desempenhados pela Comissão de Convivência com a Seca.

 

O vereador falou sobre as visitas a poços artesianos na zona rural e também a elaboração de um relatório com dados sobre os mananciais que abastecem o município, onde muitos deles estão vazios.

 

Pipoca relatou que já entregou boa parte desses dados ao ministério público, enfatizou algumas reuniões que foram realizadas na Compesa na busca por soluções para combater o desabastecimento e destacou a possibilidade de Sana Cruz do Capibaribe ser abastecida com a água do Rio da Prata.

“Isso é uma obra para agora e em longo prazo, nós temos a adutora do agreste que, infelizmente, o governo federal vem aqui para mostrar uma realidade diferente para o sul, que é aquilo que não estamos passando por problemas aqui.” – disse.

Junior Gomes afirma que José Augusto Maia menosprezou história de Galego de Mourinha na Oposição

.

No principal ponto de seu discurso, o vereador Junior Gomes (PSB) falou sobre o anúncio, em coletiva, da chapa de Oposição para as eleições 2016.

 

Junior destacou, segundo ele, a importância do papel e da história o oposicionista Galego de Mourinha (PTB) dentro do grupo oposicionista, mas que essa história de “mediador de conflitos” estaria sendo desdenhada pelo ex-deputado federal José Augusto Maia (PROS) em troca de, segundo ele, a possibilidade de Tallys Maia (PROS), filho do ex-deputado, ser colocado em seu lugar.

 

O socialista afirmou que Galego já havia sido postulado a concorrer como prefeito, como deputado estadual, como presidente da Câmara, mas que, na hora de maior necessidade, seria descartado por Maia.

 

“Na hora do conflito, Galego serve… Mas na hora de se disputar uma eleição, ele não serve, pois tem que ser o filho do chefe.” – disse.

 

Já dirigindo suas palavras a Fernando Aragão, Junior Gomes enfatizou que José Augusto Maia, ao colocar um de seus filhos a vereador e outro a vice, não seria uma forma de união para chegar a prefeitura local, mas sim uma disputa para quem seria o líder dentro do grupo.

 

“Enquanto José Augusto Maia estiver à frente de decisões no grupo, vocês jamais terão um lugar ao sol” – frisou.

 

Zé Elias cobra remarcação das faixas de pedestres em pontos estratégicos de Santa Cruz do Capibaribe

.

No principal ponto de seu discurso, o vereador Zé Elias (PTB) fez uma cobrança ao secretario de Defesa Social e Mobilidade Urbana, Fábio Aragão.

 

O vereador destacou a necessidade de se demarcar as faixas de pedestres em pontos estratégicos e cobrou mais qualidade na execução do serviço.

 

“Venho cobrando a ele há muito tempo. Fiz requerimento, principalmente na avenida em frente ao DETRAN, em frente as escolas e ao Hospital Municipal. Seu Fábio; vamos comprar uma tinta boa para ver se ela não sai mais!” – disse.

 

Em seguida, o vereador votou a cobrar para que reparos sejam realizados no Poço Artesiano próximo ao Mercado Público, para que este volte a funcionar.

 

Galego de Mourinha destaca problemática da seca e parabeniza Fernando Aragão por ser o nome taboquinha as eleições 2016

.

O discurso do vereador petebista foi dividido em dois momentos. No primeiro deles, Galego de Mourinha destacou a problemática da seca em Santa Cruz do Capibaribe, destacando a necessidade que o presidente da Casa, Afrânio marques, marque uma reunião em Recife com a Compesa.

 

Nessa reunião, Galego enfatizou que todos os vereadores deveriam estar presentes, como forma de pressionar o órgão por ações mais concretas no tocante ao abastecimento de água.

 

O vereador também relembrou que a busca por ações devem continuar, mesmo com a volta das chuvas.

 

“Não vamos procurar resolver o problema de água para cem mil habitantes, mas, vamos pensar no futuro… Pensar em Santa Cruz daqui a dez anos quando ela estará com 180 mil habitantes.” – disse.

 

Já sobre a escolha de Fernando Aragão como nome a disputa a majoritária pelo grupo de Oposição em 2016, Galego aproveitou para parabenizar o vereador.

 

Helinho Aragão destaca escolha por Fernando Aragão para encabeçar chapa taboquinha para 2016

.

Depois de falar sobre a importância de se debater a questão hídrica e citar que estará presente na audiência marcada para o próximo dia 28 para tratar sobre a problemática no município, o vereador Helinho Aragão (PTB) falou sobre a escolha do nome de Fernando Aragão para encabeçar a majoritária da oposição para a disputa eleitoral do ano que vem.

 

“Graças a Deus, chegamos a um consenso. Amanhã será um dia de extrema importância ara nosso grupo, pois anunciaremos a nossa chapa para o ano que vem que tem na pessoa de Fernando Aragão, um nome de fibra e de garra, que estará em pré-campanha visitando todas as casas porque assim que Santa Cruz está, não pode ficar.” – disse.

 

Ronaldo Pacas destaca inauguração da Praça do CEU e briga entre simpatizantes de alas políticas

.

No principal ponto de seu discurso, o vereador Ronaldo pacas (PSDC) destacou a agenda positiva do atual governo para o segundo semestre.

 

O vereador enfatizou a importância da inauguração do Centro de Artes e Esportes Unificados (antiga “Praça do PEC”) que aconteceu no último sábado (15) e que foi alvo de uma briga entre simpatizantes de Situação e Oposição.

 

“Quero dizer que nada tirou o brilho da inauguração da Praça do CEU. Tudo foi feito com muito cuidado, pois nossa administração tem feito um bom trabalho”.

 

O vereador também aproveitou para rebater palavras ditas pelo debatedor Natálio Arruda. No programa Rádio Debate, Natálio afirmou que artistas locais ainda não teriam recebido pelas apresentações do São João da Moda 2015.

“Falo pela Câmara de Vereadores, que fez sim o repasse e pagou aos músicos da terra. Lamentavelmente boa parte da imprensa busca às vezes ganhar espaço e notoriedade com notícias desse tipo”, completando que a Casa contribuiu com cerca de R$ 100 mil para o pagamento dos mesmos.

 

Vânio Vieira faz denuncia suposto superfaturamento no conserto de cadeiras do plenário por Junior Gomes

.

Inicialmente partindo para o ataque, o vereador Vânio Vieira (PSDB) voltou a falar do engavetamento de CPIs na Câmara e aproveitou para cobrar informações ao presidente Afrânio Marques sobre os valores cobrados pelo conserto das cadeiras do plenário durante a gestão do ex-presidente da Casa, Junior Gomes.

 

“Eu enviei um ofício a vossa excelência solicitando também o conserto das bancas, dessas cadeiras do plenário, que isso foi feito na época do ex-presidente Junior Gomes. Vossa excelência disse que, eu pedindo por escrito, o senhor me dava discriminado essa despesa no seu governo. Eu entendi que o senhor dava do seu mandato como presidente, sem dúvidas o senhor me daria também o de Junior Gomes. Vossa excelência disse que tinha gasto em torno de 106, 107 reais nessas cadeiras e que vossa excelência disse que tinha um subfaturamento e que ia me dar para que a gente comparasse. Ontem, eu disse a vossa excelência que o senhor fizesse a denúncia e se tivesse medo dele, me entregasse que eu, sem duvida nenhuma, iria denunciar. É bom que o senhor colocasse para acabar com essa corrupção no nosso município.”

 

Vânio citou que o momento dessa conversa estaria registrado em câmeras de vídeo. Afrânio negou que isso aconteceu.

 

Fernando Aragão critica Compesa pela falta de projetos no combate a seca

.

No seu discurso, o vereador Fernando Aragão (PROS) sobre o tema da seca em Santa Cruz do Capibaribe. Fernando citou obras de abastecimento que foram feitas em governos passados e que acompanhavam o crescimento do município, mas que depois de mudanças políticas, o município não teve mais obras de expressão.

 

Fernando relembrou a questão política que fez com que o distrito de Poço Fundo não saísse de seu local original para ampliação do Açude de Poço Fundo o que, segundo ele, fez com que o município tivesse prejuízos pela redução do volume de água armazenado atualmente.

 

O vereador citou que a falta de agua implica também no desenvolvimento, impedindo a instalação de empresas de grande porte.

 

“Quem recebe o dinheiro daqui é a Compesa, o povo paga a Compesa todo mês e a responsabilidade é da Compesa. Infelizmente não se tem um projeto numa crise dessa, com os técnicos que ela tem lá, deveria saber que essa crise deveria acontecer e eles não tem um projeto.” – disse.

 

O vereador aproveitou para criticar a atua gestão que, segundo ele, não menciona que muito do dinheiro das obras que estão sendo executadas seria do Governo Federal e destacou as recentes denúncias sobre a qualidade da merenda.

 

“Ficam se vangloriando porque colocaram água mineral… Como se as crianças vivessem de agua mineral.”

 

Dida de Nan diz que Oposição tem que parar de falar da vida dos outros

.

No seu discurso, o vereador Dida de Nan (PSDB) rebateu recentes afirmações vindas por parte do vereador de oposição, Fernando Aragão.

 

Dida citou a recente assinatura da Ordem de Serviço para conclusão das obras da Central de Feiras e Mercados que, segundo Fernando, não sairia do papel pela falta de recursos.  O vereador falou sobre as palavras de Afrânio Marques, citando que a prefeitura já teria em mãos R$ 200 mil para o andamento inicial das obras.

 

Em seguida, o vereador citou sobre a Praça dos CEUS, fazendo sua defesa ao prefeito de que ele tiraria os méritos do Governo Federal nas obras.

 

“Antes do governo de Edson, porque vocês não conseguiam obras para nossa cidade?  Porque a prefeitura vivia suja, com problemas no CAUC, com essa quebradeira em Santa Cruz.” – disse.

 

O vereador também aproveitou para alfinetar Fernando Aragão, que será anunciado oficialmente como pré-candidato pela Oposição.

 

“Vocês vem dizer que vão ser os salvadores da pátria se vocês tiveram a oportunidade e não fizeram nada… Tem que ser muito preparado para ficar no cantinho e não dizer nada”, concluindo que o grupo de Oposição teria desviado, em seus governos, R$ 51 milhões.

 

Ernesto Maia destaca denúncia de professores sobre qualidade da merenda em escolas da rede municipal

 

.

Em um dos pontos de seu discurso, o vereador Ernesto Maia (PSL) destacou as recentes denúncias da presidente do Conselho de Alimentação Escolar, professora Elieudes Bezerra.

 

Elieudes citou problemas no cardápio da merenda escolar, problemas esses causados por uma série de fatores, inclusive supostos atrasos no pagamento das contrapartidas da prefeitura a empresa fornecedora dos alimentos.

 

O vereador também trouxe a tona, mais uma vez, a denúncia da Farra das Locações, fazendo alusão ao bloqueio dos bens do prefeito pela Justiça e o mesmo motivo para os demais citados no processo e fez críticas a Ronaldo Pacas.

 

“Tudo está bloqueado, para que o município não perca quase R$ 1,7 milhão. Vejo o vereador Ronaldo Pacas, que fica nas redes sociais fazendo discursos, querendo comparar o caso da KMC com o caso da minha mãe. Quero dizer vereador, que um dos melhores advogados do Recife, Izael Nóbrega, uma das pessoas mais respeitadas no meio jurídico, vai defender minha mãe nesse caso.”.

 

Deomedes Brito solicita volta da patrulha escolar em Santa Cruz do Capibaribe

.

No ponto mais importante de seu discurso, o vereador Deomedes Brito (PT) solicitou para que a patrulha escolar seja reimplantado em Santa Cruz do Capibaribe.

 

“Quero fazer aqui um requerimento verbal para que esse serviço volte a nosso município” – disse o vereador.

 

Em seguida, Deomedes fez críticas ao prefeito Edson Vieira (PSDB), destacando que ele estaria com um índice de rejeição de 40% e fez críticas aos vereadores situacionistas que defendem o governo.

“Defender Edson Vieira é defender o indefensável. Defende poucas pessoas ou funcionários públicos que tem vantagem… Mas até isso está difícil.” – disse, completando seu discurso firmando seu apoio ao projeto eleitoral de Fernando Aragão.

COMPARTILHE ESSA POSTAGEM

Facebook
WhatsApp

Outra notícias...