O Curta Taquary chega a sua 18ª edição com uma maratona cinematográfica de 16 a 22 de março de 2025. Para montar a programação, o festival, que, além de Taquaritinga do Norte, conta com atividades em vários municípios do Agreste de Pernambuco, especialmente do Alto Capibaribe, está com inscrições abertas.
Podem participar filmes de ficção, animação, documentário ou experimental com até 30 minutos de duração, incluídos os créditos, feitos por realizadores e/ou produtores nacionais ou radicados no País há mais de dois anos e que tenham sido concluídos a partir de janeiro de 2024. As inscrições são gratuitas.
Um dos principais festivais de curtas-metragens do Brasil, o Curta Taquary tem como algumas de suas marcas o fomento do audiovisual do País, o incentivo à diversidade de visões e poéticas, assim como o estímulo à preservação ambiental. Por mais um ano o projeto começa no Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas (16 de março) e culmina no Dia Mundial da Água (22 de março). Além das exibições de filmes são realizadas ações de reflorestamento nas margens do Rio Capibaribe, oficinas e ações formativas.
Os realizadores interessados em participar do 18º Curta Taquary devem preencher a inscrição no site oficial clicando AQUI e seguir as instruções do regulamento. O Curta Taquary conta com dez mostras competitivas e não há limite quanto ao número de obras que podem ser submetidas por cada realizador. São elas:
– Mostra Brasil: com temática livre;
– Mostra Primeiros Passos: para diretores(as) em seu primeiro trabalho;
– Mostra Dália da Serra: voltada para filmes produzidos em atividades pedagógicas, projetos de formação e oficinas;
– Mostra Universitária: direcionada para produções oriundas de estudantes de graduação;
– Mostra Diversidade: filmes que abordem questões de sexualidade e de gênero em suas mais diferentes formas e perspectivas;
– Mostra Curtas Fantásticos: filmes de horror, ficção científica e fantasia;
– Mostra Criancine: compreende filmes voltados para o público infantojuvenil;
– Mostra Pernambucana: filmes produzidos no Estado;
– Mostra Agreste: filmes produzidos no Agreste pernambucano;
– Mostra Por um Mundo Melhor: filmes com foco na educação ambiental.
Os filmes são avaliados por uma comissão especializada e, a partir da seleção, é montada a curadoria da 18ª edição do Curta Taquary. Os trabalhos escolhidos estão aptos a concorrer à premiação oficial. Trabalhos não selecionados podem ser chamados para mostras paralelas, caso seja do interesse dos realizadores.