Secretários municipais tem dia intensivo em Brasília
Os secretários Joselito Pedro (Educação), Breno Feitosa (Saúde) e Jéssyca Cavalcante (Articulação Institucional) tiveram um dia bastante movimentado, nesta quarta-feira (27), em Brasília.
Eles fazem parte da comitiva do prefeito Edson Vieira (PSDB) na XVIII edição da Marcha dos Prefeitos e participam de eixos temáticos voltados para a discussão e qualificação de setores dos governos municipais.
Saúde
Dentre os pontos discutidos nos eixos temáticos está a judicialização da saúde, com destaque para os impactos das demandas judiciais na pasta. Os debates foram acompanhados pelo secretário Breno Feitosa.
Um ponto importante demostrado foi um trabalho que está sendo feito em alguns estados que visa a conscientização do Poder Judiciário sobre os princípios de hierarquia do SUS, separando as competências da união, estados e municípios.
Em um dos principais momentos da conferência o ministro da saúde Arthur Chioro concedeu explicações sobre os cortes no orçamento do setor, sendo o segundo mais afetado no Governo Dilma.
Apesar dos cortes o ministro defendeu prioridades como a construção de novas unidades básicas de saúde.
Educação
O secretário Joselito Pedro acompanhou debates sobre financiamentos da educação Municipal e do Plano Municipal de Educação, discutindo os grandes desafios dos prefeitos justamente pra poderem pagar os pisos salariais aos profissionais.
A pasta também foi bastante afetada em todo Brasil devido ao corte de mais de R$ 9,4 bilhões em recursos.
Articulação Institucional
A secretária Jéssyca Cavalcante se envolveu em discussões sobre previdência própria dos municípios.
A secretária considerou que o município de Santa Cruz do Capibaribe encontra-se à frente no tema, já que a sugestão pra os prefeitos foi justamente a implantação de um fundo próprio.
“Vale salientar a importância de estarmos aqui nos qualificando e trocando experiências com outros secretários as ações bem sucedidas de todos os lugares do Brasil, isso mostra a visão estratégica do prefeito Edson Vieira que prima pela qualificação de sua equipe”, defendeu a secretária Jéssyca.
.
.
.