Jornalismo independente

liderança absoluta!

Resumo da Câmara – Toritama

Festival do Jeans é pauta principal em mais uma noite de debates na Câmara Municipal de Toritama

 

 

A reunião da Câmara de Vereadores de Toritama ocorrida nesta quinta-feira (21), mais uma vez abordou o assunto do Festival do Jeans, críticas e elogios foram citados por parlamentares.

 

Na sessão da Casa João Manoel da Silva, compareceram 12 dos 13 vereadores, com apenas a ausência do Vereador Dioclécio (PTC). Porém, o segundo secretário da mesa Maviael Xavier (PSL) passou mal e teve que se retirar da sessão. O vereador teve o mesmo problema de saúde pela manhã quando esteve em visita ao comando geral da Policia Militar em Recife, onde Maviael foi socorrido e acompanhado pelo Prefeito Odon Ferreira (PSB), que mesmo sendo oposição, Odon ignorou esse detalhe e pessoalmente o levou para o hospital.

 

Outro fator repercutido na reunião foi em relação a audiência pública realizada essa semana no município com a presença do CONIAPE (Consórcio Público Intermunicipal do Agreste Pernambucano e Fronteiras) para debater assuntos pertinentes ao meio ambiente e a desativação do lixão.  A bancada de oposição criticou a postura do prefeito que não compareceu a audiência.

 

Veja o que cada um deles disse no plenário:

Loló critica a postura de políticos que frequentam as rádios constantemente e afirma que trabalha a moda antiga

 

Em seu discurso o vereador petebista criticou as atitudes de vereadores e ex- políticos que segundo ele gastam o tempo precioso do rádio para desconstruir a imagem da cidade.

 

O parlamentar disse que são verdadeiros cuspidores de microfone e preguiçosos que só criticam e não trabalham para a população.

 

“Eu trabalho a moda antiga, ajudando a quem precisa, não cuspindo microfone, rebanho de preguiçosos”, disparou.

 

O parlamentar pediu que as rádios fizessem uma enquete, para avaliar qual seria o vereador que realmente estaria trabalhando para o povo.

 

Arimatéia destaca segurança do Festival do Jeans e visita ao Recife para o projeto de construção do Fórum

 

O vereador Arimatéia (PSD), usou a tribuna da Câmara para destacar que o Festival do Jeans não apresentou registro de violência. O vereador parabenizou a organização do evento e se mostrou otimista quanto aos próximos anos.

 

Arimatéia também destacou em sua fala, que o novo Fórum será construído no próximo ano, e que uma comitiva foi até a Capital Pernambucana dialogar sobre o assunto.

“Se não tivéssemos ido até lá, nem no próximo ano o Fórum seria construído, porque não estava no orçamento, isso é o papel do vereador, trazer coisas importantes para nossa cidade”, destacou.

Nilton de Enoque lamenta que a ACIT não tenha convidado os vereadores da Oposição para a abertura do Festival

 

O presidente da câmara Nilton de Enoque (PSB), foi á tribuna para comentar que a ACIT (Associação Comercial e Industrial de Toritama) não convidou os parlamentares da bancada de oposição na câmara para o principal evento de moda da região.

 

O vereador disse que não se pode misturar as coisas e que, o presidente da ACIT Ronaldo Jonas estava fazendo política.

 

“Senti-me até constrangido, nós vereadores junto com a vice-prefeita não fomos convidados por você Ronaldo!…Lá não é lugar de fazer política, o Festival do Jeans não tem nada a ver com a política.

 

Nilton disse que a ACIT não pode se envolver com política e acusou Ronaldo e Marcelo Dodó de estarem fazendo politicagem.

 

O vereador alertou ainda que a prefeitura estaria em atraso com a empresa responsável pela coleta de lixo no município.

Fábio Araújo destaca a organização do Festival, mas lamenta a falta de marketing

 

O vereador tucano Fábio Araújo disse que o Festival teve um lado positivo e um lado negativo, se mostrou satisfeito com a segurança e estrutura das festividades, durante o período do evento, porém lembrou o atraso na entrega de panfletagens e divulgações.

 

Segundo o vereador, o festival teria que ser pensado e projetado há muito tempo antes, para que ocorra um maior tempo de divulgação e, que atraia clientes para fazer suas compras no Parque das Feiras. Não só na questão dos shows, mas é preciso atrair para o comercio.

 

Fábio Araújo também criticou os preços das bebidas e refrigerantes vendidos na arena dos shows.

 

“Mais uma vez as bebidas tiveram ultrapassagem em seus valores, um negócio que nós tanto debatemos aqui, conversamos com o secretario de cultura e mais uma vez bateram acima da tabela”, frisou.

 

Fábio Florentino destaca o Projeto IPTU verde que trará para a cidade de Toritama

 

O petista Dr. Fábio Florentino usou a tribuna para destacar a importância da arborização no município de Toritama com um projeto de desconto no IPTU.

 

Fábio Florentino disse que a ideia já existe na cidade de Serra Talhada, onde a população ganha descontos no IPTU por plantar uma árvore em frente a sua casa.

 

O vereador disse que está estudando a implantação do projeto no município e trará para Câmara nos próximos dias.

 

“Se for possível legalmente ser apresentado pela câmara eu irei apresentar, caso contrario irei fazer um requerimento para que o executivo tenha a sensibilidade de fazer isso, porque é um incentivo, tanto para a pessoa plantar a árvore que trará um bem estar a população, quanto para um beneficiado no pagamento dos seus tributos”, pontuou.

 

Sobre o Festival do Jeans, Fábio fez uma avaliação positiva acreditando que dias melhores virão. O Vereador se disse confiante quanto ao renascimento do Festival nos próximos anos.

 

Birino chamou a atenção para construção dos banheiros públicos no Parque das Feiras

 

Birino (PSB) mais uma vez cobrou da prefeitura a promessa de construção de banheiros no Parque das Feiras. O vereador pediu explicações do governo o porquê ainda não ter começado as obras e, disse não saber para onde está indo o dinheiro da arrecadação de impostos na Feira. Birino lamentou que os clientes que chegam cedo ao Parque tem que ficar aguardando que o Centro de compras seja aberto para que eles possam utilizar os banheiros internos, ou caso contrario são obrigados a fazerem suas necessidades fisiológicas no entorno da feira.

 

“Os clientes que chegam logo cedinho ficam esperando o Parque abrir para utilizar o banheiro, ou então são obrigados a fazerem suas necessidades fisiológicas no meio da rua, para onde está indo o dinheiro arrecadado pela Prefeitura nessa feira, ele prometeu esses banheiros no começo da gestão”, alertou.

Birino também fez críticas a postura do assessor de comunicação da prefeitura Marcos Camarão, onde segundo o vereador está fazendo papel de “bobo da corte” quando fez uma piada sobre o parlamentar nas redes sociais o chamando de “Artista plástico”’ ao comentar a atitude que Birino teve em sinalizar os buracos da cidade nesta semana.

 

Morica destaca a adesão de mais personalidades ao grupo de oposição e lamenta falta de Odon na reunião com o CONIAPE

 

O líder da Oposição na Câmara, vereador Morica (PSL), fez uso na tribuna do plenário para enaltecer a chegada de alguns personagens políticos do município ao grupo de oposição que irá disputar as eleições do próximo ano.

 

O grupo que já conta com oito vereadores e a vice-prefeita Lucinha, recebeu a chegada dos ex-secretários Anderson Nunes e Alex Marques, Secretários de Educação e Cultura respectivamente durante o governo Flávio Lima.  Como também a adesão do empresário Paulinho, que é suplente ao cargo de vereador e foi um dos bem votados na última eleição.

 

Em seguida o parlamentar lamentou a ausência do Prefeito Odon durante a audiência pública com o CONIAPE na Câmara de vereadores.

 

“Aqui ponto chegamos que um prefeito do município não se faz presente em uma reunião para debater assuntos de suma importância para a cidade”, comentou.

 

Morica pediu ao prefeito que tome uma atitude e que tenha mais compromisso com o município, pois segundo o vereador a situação é de descaso.

 

 

Rossana Ferreira diz que o Festival do Jeans não foi apenas shows

 

A vereadora Rossana Ferreira (PSD), líder do governo na Câmara, questionou os demais vereadores sobre o legado do Festival do Jeans. Se por um lado, o discurso da oposição é de que o evento esse ano se resume praticamente aos shows, a base governista entende que houve um ganho para economia local. Rossana disse não estar totalmente inteirada nos resultados do festival, mas relatou que ouviu de alguns comerciantes um aumento nas vendas.

 

Outro fato dialogado pela vereadora no plenário foi a liberação do FEM II, onde a vereadora pediu a população que acompanhasse as contas da prefeitura através do portal da transparência pela internet. Ao final do seu discurso Rossana exaltou a atitude do prefeito Odon, em socorrer o vereador Maviael que teve um mal estar, durante uma visita junto com o prefeito a Capital Pernambucana.

 

“Isso demonstra que Odon não faz politicagem, não é um homem perseguidor, mesmo o vereador Maviael sendo da oposição e tendo votado a favor do processo de cassação, o prefeito não se importou com isso e o socorreu para o hospital”, relatou.

 

Com informações de Evandro Balla, correspondente do blog em Toritama.  

COMPARTILHE ESSA POSTAGEM

Facebook
WhatsApp

Outra notícias...