Foram divulgados, pelo Ministério da Educação, os números do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).
O índice avalia, a cada dois anos, a qualidade de ensino oferecido nas escolas públicas, sendo calculado a partir de dois indicadores: taxa de rendimento escolar (aprovação) e médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep.
Os últimos dados foram divulgados em 2015 e são pontuados de 0 a 10 ou seja: quanto maior for o índice, melhor a qualidade do ensino. Neste ano, foram divulgados os números obtidos em 2017.
.
Comparativo com a média estadual
Com a divulgação, foi mostrado que o município obteve melhora na qualidade de ensino em sua rede municipal em relação ao ano de 2015 e que vem evoluindo gradativamente, desde que o índice foi colocado pela primeira vez, em 2005.
Para os anos iniciais (até o 5º ano) Santa Cruz saiu de 5.0 em 2015 para 5.3 e quando comparados com a média estadual, Santa Cruz ficou acima dos 4.8 registrados.
Para o Fundamental II (até o 9º ano), o município evoluiu de 4.0 para 4.4 e quando comparados com a média estadual, 4.1, Santa Cruz também ficou acima.
Já no Ensino Médio, que é de responsabilidade do Governo do Estado, Santa Cruz obteve 4.0. É a primeira vez que esses números foram pontuados.
.
Comparativo com as metas do INEP
Quando levados em consideração as metas projetadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), que promove os cálculos do IDEB, a rede municipal de ensino satisfez a meta em uma das duas faixas de ensino abordadas.
Nos anos iniciais, a meta projetada era de 5.4, ficando bem próximo com 5.3. No Ensino Fundamental II, a meta projetada era de 4.4, conseguindo o mesmo índice.