16
março
Resumório – A coluna do professor Tenório
RESUMORIAL – A cada dia se aproxima o momento do confronto mais esperado do ano, a do time azul contra o vermelho. As redes sociais instigam essa antiga rivalidade fazendo com que as pessoas se posicionem sobre o lado que estarão, afinal, numa guerra não dá para ficar em cima do muro. Existe também muita especulação quanto à montagem dos times, quem é mais forte e quem será a equipe vencedora. Ainda existem alguns que não sabem por quem torcer e também existem aqueles que estão esperando por novas adesões, que de certo, acontecerão em breve.
Quem acompanha tudo isso há mais tempo sabe que é natural alguém mudar de lado durante o processo, fato que certamente ocorrerá. Desde criança acompanho tudo isso através de leituras que me proporcionaram muito prazer e estou do lado dos que aguardam ansiosamente pelo duelo entre o time do Capitão América (time azul) e o time do Homem de Ferro (time vermelho), no filme “Capitão América: Guerra Civil” que estreia nos cinemas no próximo dia 28 de abril. Qualquer semelhança com a política de Santa Cruz do Capibaribe é mera coincidência.
ERNE$TO MARINHO – E mais uma vez cai por terra a tese de campanhas modestas por parte de integrantes da oposição. Após a contratação do caríssimo marqueteiro Fernando Veloso, o vereador Ernesto Maia emplaca mais um personagem nas novelas da Rede Globo com seu nome, num genuíno ato de merchandising durante o período eleitoral. O curioso é que o novo personagem atende pelo Nome de Ernesto ROSA. Seria um apoio subliminar a sua “amiga” Jéssyca, que utiliza a cor rosa em suas campanhas?
HOMENAGEM A MULHER – Por falar em rosa, como diria o amigo Janielson Santos, “FIQUEI SABENDO” que os vereadores de oposição estão preparando uma singela homenagem para a vereadora Narah Leandro. Acho justo, mas como diz o slogan em comemoração ao Dia Internacional da Mulher aqui na cidade: “Trocamos as flores no 8 de março por mais respeito o ano inteiro”, os nobres vereadores poderiam homenageá-la sempre e não apenas numa data específica.
CAMPANHA DOS DEDOS – Uma curiosidade tem chamado a atenção dos eleitores nesse período de pré-campanha. A quantidade de fotos de pré-candidatos e aliados com a exposição dos dedos. Mais 4, basta e L de Lucinha são as mais frequentes. Inclusive com muita gente trocando as bolas, digo, trocando os dedos. Só temo pelo que algum candidato rebelde possa inventar de fazer com os dedos pra entrar na moda. Diante de um cenário político tão desfavorável, esperar pelo pior parece ser o melhor para que não haja decepção.
BOLSA FAMÍLIA INTERNACIONAL – Acho louvável a utilização de todos os meios de comunicação para conscientizar a população sobre a importância do cadastramento biométrico, mas sem exageros, por favor. Recebi no meu WhatsApp uma mensagem que dizia: “Quem não fizer o cadastramento biométrico não poderá renovar o passaporte e vai perder o bolsa família…” Que bom que o programa social banca viagem internacional também!
ESQUECERAM DE MIM II – Não é uma alusão ao filme de comédia estrelado por Macaulay Culkin em 1992. Por mais absurdo que pareça, é uma referência a mais uma criança esquecida dentro de ônibus escolar em menos de um mês. Monitores e motoristas da educação precisam urgente brincar de jogo da memória com essas crianças, porque se estão tendo alguma orientação, não está funcionando. Seria irônico, mas não seria trágico esquecerem eles na renovação dos contratos!
MAIS COM MENOS – Pelo tamanho da repercussão da primeira feira na Central de Feiras e Mercados os louros políticos serão maiores do que os do Calçadão. Parece que o “shopping da banana”, obra de aproximadamente 755 mil trará mais benefício político para o prefeito do que o Calçadão Miguel Arraes, uma obra de 15 milhões. Estou impressionado não ter aparecido nenhum candidato a vereador de lá, o fulano da feira.
F*** COM PH – Elves Ferreira conseguiu realizar o que parecia ser um sonho de criança, ter uma chapinha própria. O preço foi romper com a situação e ir para a oposição. Se acertou ou errou, só o tempo dirá. Quando na guerra interna das estratégias políticas Davi vence Golias, é um sinal de alerta. A consequência: “Fernando com PHS”.
MAIS CHAPINHA – Santa Cruz é indiscutivelmente a capital da moda. Aqui tudo é moda, passear com cachorro de mesma raça, comprar carro igual, abrir academia, fazer protesto, abrir salão de beleza etc. Por falar em salão de beleza, a moda do momento é lançar chapinha. No comércio é sempre assim, quando se faz algo que dá certo, logo aparece alguém pra fazer igual. O comércio já ensinou que nem sempre funciona. Será que na política é diferente? Como já falei aqui, essas chapinhas ainda vão iludir muita gente…
LULA LÁ – E não é que o ex-presidente em exercício Luiz Inácio Lula da Silva teve que ceder ao orgulho e aceitar um ministério para tentar fugir das garras implacáveis do Moro. A Casa “Cirvil” para levar as acusações para o STF e, segundo alguns, atestar a preocupação com os riscos reais de condenação. Como um grande líder que se prese, Lula emplacou um pensamento nos anais do país que mais parece uma profecia: “No Brasil, quando um pobre rouba vai para a cadeia. Quando um rico rouba, vira ministro”. A frase foi o meme mais compartilhado da semana.
NEGÓCIO DA CHINA – A diretoria do Moda Center fará um ‘negócio da China’ ao trazer a japonesa Carol Nakamura, assistente de palco do Faustão, para campanha publicitária do parque. A sugestão do “euternauta” é aproveitar a experiência dela como bailarina e fazer uma edição da dança dos famosos só com políticos da cidade. Afinal, pela quantidade de pré-candidatos muita gente vai dançar mesmo na eleição deste ano.
“Não me queiram mal. Apenas pensem nisso, enquanto lhes digo que fica o dito para ser rido.”
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16
março
Coluna – Fiquei sabendo!
De uma forma resumida e simplificada, a definição básica de uma ‘pesquisa de opinião pública’ é o estudo de conhecimento sobre o que as pessoas pensam de determinado perfil sobre um assunto específico.
Algo comum, para as empresas, instituições e ‘políticos profissionais’, que não gostam de se enganar com ‘achismos’ ou se convence com expediente extra de babões. A temporada de pesquisas internas está mais que aberta, neste ano eleitoral. Em alta, Santa Cruz do Capibaribe e cidades vizinhas.
No início de janeiro, alertei na Coluna FIQUEI SABENDO (ver AQUI) de um levantamento que seria realizado em Brejo da Madre de Deus, que ajudaria na escolha final do candidato situacionista a disputar o próximo pleito.
FIQUEI SABENDO desses números internos. Tive o conhecimento de cada percentual no geral, rejeição, e cada confronto direto contra Roberto Asfora, provável adversário da oposição.
Vale lembrar que, atualmente, os vereadores Hilário Paulo, Josevaldo e Bolão, além do empresário Rubinho Nunes, se esforçam para mostrar que merecem ‘a chance’, de disputar a majoritária.
O prefeito Dr.Edson de Souza insiste, mesmo que não expondo para todos, sua convicção que poderá disputar outra reeleição. A interrupção em seu mandato é posta como argumento para tal. A questão é jurídica e vai caminhar até os minutos finais do segundo tempo (com chance de prorrogação…).
Enquanto um não quer largar o osso, outro só pensa em recuperá-lo. Ex-prefeito Roberto Asfora se coloca pronto para batalha nas urnas. Problemas judiciais também são encontrados por adversários. Essa é outra ‘partida’ que vai caminhar até os minutos finais do segundo tempo (com chance de prorrogação…).
Voltando à pesquisa, os números deixam evidente a força do ex-prefeito quando em confronto com cada um dos pré-candidatos da situação. Apenas Hilário Paulo consegue, mesmo perdendo, um empate técnico. O gestor fica próximo, e os demais mostram uma fragilidade absurda.
Dado curioso e indispensável no levantamento é que Asfora representou os extremos, sendo também o campeão na rejeição.
Em respeito à justiça eleitoral, não irei relatar os números que tive acesso. No entanto, nos bastidores, comenta-se que os vereadores que hoje têm o discurso “só aceito majoritária”, podem começar a rever seus conceitos… Ou melhorar, com urgência, seus índices nas próximas pesquisas.
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14
março
As curtinhas do Romenyck Stiffen
Transbordou – Sempre falamos em nossos comentários o poder de articulação do prefeito de Santa Cruz, Edson Vieira (PSDB), em relação a agregar gente e partido em seu palanque. Contudo, o balde azul está tão cheio que não tem como carregar sem transbordar a água no meio do caminho.
Derrota – A saída de Elves Ferreira e seu grupo do colo do Governo Vieira, assim como a saída do PHS, não pode ser encarada com menosprezo. Foi uma derrota do prefeito, que deve ter o cuidado de não deixar mais transbordar o balde ou até mesmo derrubá-lo.
Momento bom (I) – O vereador Fernando Aragão tem um princípio de bom momento em sua pré-campanha: conseguiu demonstrar organização com o anúncio de um bom marqueteiro, conseguiu a adesão de um grupo de jovens e um partido que fazia parte do Governo Vieira. Os ventos até o momento sopram mais dois partidos de expressão ao seu futuro palanque.
Momento bom (II) – Se a semana foi do vereador oposicionista Fernando Aragão, o final de semana com certeza foi do prefeito Edson Vieira. Após algumas semanas repercutindo negativamente em algumas áreas de seu governo, Edson conseguiu em um final de semana agradar em ações e obras. Vejamos: A Praça dos Paraibanos foi um sucesso, a capacitação dos professores foi muito elogiada e a cereja do bolo, com certeza, foi a Central de Feiras.
Momento bom (III) – Agora, com certeza, o melhor momento da semana foi para o jovem Elves Ferreira. Vencer uma quebra de braço para um ex-vereador, ex-prefeito e ex-deputado, a exemplo de Toinho do Pará, isso não tem preço.
Do nada? – A vitória de Elvis não foi do nada. Enquanto Toinho confiava no seu taco frente a um partido “pequeno”, Elvis organizava a sigla e filiava pessoas em cidades da região deixando o partido competitivo, o que futuramente fará com o deputado estadual Eduíno Brito possa beliscar na região. Para quem não tinha nada, o que vier é lucro.
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09
março
As curtinhas do Romenyck Stiffen!
Grande duelo – Tudo indica que as eleições municipais de 2016 em Santa Cruz do Capibaribe será marcada por um grande duelo, não estou falando diretamente do confronto entre o vereador Fernando Aragão e o prefeito Edson Vieira (PSDB), mas dos marqueteiros de ambos.
Papa azul (I) – Segundo informações de bastidores, o prefeito Edson Vieira terá em sua campanha mais uma vez o marqueteiro Adriano Oliveira, carinhosamente chamado nos bastidores da política de Santa Cruz de “Papa Azul”.
Papa azul (II) – Oliveira já mostrou a Santa Cruz seu potencial em campanha política. Jovem de ideias inovadoras, já conhece a cidade e está muito ciente das qualidades e defeitos do prefeito Edson Vieira e a sua gestão. Esses fatores fazem Adriano estar um passo à frente com o seu provável cliente.
Papa vermelho? (I) – Durante a semana, foi propagado que o vereador Fernando Aragão contratou o experiente Fernando Veloso. Há quem diga que o mesmo será o “Papa vermelho” da campanha Taboquinha em 2016.
Papa vermelho? (II) – Veloso tem um currículo vitorioso em estratégia de marketing para políticos. Contudo, terá pouco mais de quatro meses para conhecer seu provável cliente e a cidade.
O Xadrez – Com dois nomes de peso no marketing, há expectativas que um verdadeiro jogo de xadrez será jogado durante as eleições de 2016, o que nos dará uma sensação diferente no pleito. Outra expectativa é que a eleição se polarize ainda mais entre os dois grandes grupos políticos da cidade, engolindo as demais opções políticas que surgirem, principalmente se as mesmas não mostrarem organização.
Cuidado – Alertamos a população que, nesse jogo de xadrez do marketing, tentem distinguir o que é verdade do que é ilusão. É necessário que o povo sinta a verdadeira Santa Cruz do Capibaribe e faça a escolha mais justa, não para si, mas para a coletividade.
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