Jornalismo independente

liderança absoluta!

Eleições 2012

Edson Vieira é o último entrevistado em mais uma Rodada de Entrevistas com os Candidatos a Prefeito, pela Rádio Comunidade FM

 

Edson Vieira (PSDB) fala de suas propostas em seu Plano de Governo. Fotos: Elivaldo Araújo

 

Em mais uma entrevista com os candidatos a prefeito, a Rádio Comunidade FM recebeu o candidato Edson Vieira (PSDB). Na entrevista, o candidato falou sobre as propostas para saúde, transporte, educação e infraestrutura, presentes seu Plano de Governo, como também de assuntos polêmicos, como o processo que corre na Justiça, por compra de votos.

 

Confiram os melhores momentos da entrevista. Lembramos também que ainda haverá mais uma Rodada de Entrevistas com os candidatos, que será realizada ainda nesse mês.

 

Disponibliaremos também, nos próximos dias, os audios das três entrevistas. Vale a pena Conferir.

 

É o Blog do Ney Lima, democratizando as Eleições 2012.

 

Rumos da Campanha, Vantagem na Pesquisa e a candidatura de José Augusto Maia

 

Sobre o clima da sua campanha, Edson Vieira afirmou que “está maravilhoso”, pois, segundo ele, está sendo discutidas as propostas para Santa Cruz. Segundo Edson, muitas adesões de eleitores estão vindo para seu grupo e “as pessoas estão dando seu voto de confiança”, afirmou.

 

Sobre a validação da candidatura de José Augusto Maia, o candidato afirmou que sua campanha foi pautada, independentemente de quem fosse seu adversário nessas eleições: “Quando fiz minha chapa com Dimas, quando nós lançamos nossa chapa, foi independentemente de quem seja o candidato. Independentemente do candidato ter uma candidatura homologada ou não pelo TRE e que continua “sub judice” e que vai para o TSE. O TSE é quem vai definir todo esse imbróglio da candidatura do adversário. Mas, acima de tudo, estou preocupado com Santa Cruz”, afirmou.

 

Sobre as pesquisas, Edson afirmou que a recebeu com satisfação, também disse que, em pesquisas internas de seu grupo, essa vantagem seria crescente: “Nossos números até diferem dos números da pesquisa de Magno (Martins), até porque nós temos números que nós estamos numa crescente muito boa na nossa campanha”.

 

Proposta para a criação do Bolsa Renda Municipal

 

Indagado sobre uma de suas propostas em seu Plano de Governo, o Bolsa Renda Municipal e sobre como ele iria realizar tal proposta, já que dependem de verbas do município, verbas essas que não seriam suficientes para resolver os problemas que Santa Cruz já possui.

 

Sobre isso, o candidato afirmou que há uma falta de planejamento por parte dos gestores e que irá fazer uma “reforma administrativa no poder público”, afirmando que irá identificar aqueles funcionários que ganham sem trabalhar, onde denunciou que existem funcionários fantasmas. O enxugamento da folha salarial daria para economizar os recursos, em torno de 8 milhões de reais por ano, para o Bolsa Renda Municipal:

 

“Hoje, a prefeitura de Santa Cruz tem um orçamento de folha de mais de 5 milhões de reais e a arrecadação do município é de 7 milhões. Isso prova que a máquina (pública) está inchada, é pessoas ganhando sem trabalhar. A partir do momento que você faz um enxugamento da máquina, claro que nós vamos fazer”, afirmou.

 

Proposta para a distribuição de Tablets para estudantes de escolas da Rede Municipal de Ensino

 

Outra proposta do seu Plano de Governo, criticada também por seus adversários, é a distribuição de Tablets para todos os estudantes da Rede Municipal de ensino. Indagado sobre de onde viriam tais recursos para realização do programa, Edson Vieira respondeu que os recursos serão disponibilizados pelo município, afirmando que o programa teria um baixo custo, em torno de 800 mil reais para ser feito em seus 4 anos de governo, a um investimento de 200 mil reais por ano.

 

Segundo o candidato, os Tablets, que custarão 200 reais cada, serão destinado para 4000 estudantes do 6º ao 9º anos (antiga 5ª a 8ª séries) da Rede Municipal: “Nós estamos dizendo que vamos distribuir para os alunos da Rede Municipal de Ensino e alunos do 6º ao 9º ano são da rede municipal de ensino. Sabe quanto custa um tablet que pode se distribuir para a rede municipal? 200 reais”, afirmou.

 

Edson afirmou também que, para a educação, fará também a capacitação dos professores do município.

 

Propostas para a Viabilização do Anel Viário

 

Sobre a viabilização do Anel Viário de modo a desafogar o trânsito, Edson Vieira afirmou que será criado alternativas para a chegada ao Moda Center, partindo da duplicação da PE-160. Edson afirmou que uma das rotas a ser utilizada seria a estrada de acesso ao Rio Verde, deslocando parte do fluxo de veículos da PE-160 para lá e também um programa de Educação para o Trânsito, de modo a PE ser somente utilizada para se ir ao Moda Center, além da construção de passarelas e colocação de mais semáforos.

 

Proposta para a Construção de um novo Pátio de Eventos

 

Sobre o atual local onde são realizados os principais eventos da cidade, que fica as margens da PE-160, Edson Vieira afirmou que haverá a construção de um novo local, de modo a comportar, segundo ele, com segurança e conforto para o município: “Nós já estamos vendo até algumas áreas aqui em Santa Cruz, que sejam viáveis para que a gente possa construir um Pátio de Eventos que possa aglomerar tanto os eventos que possa aglomerar tanto os festejos tradicionais como também as festas religiosas, com toda a infraestrutura”, destacou.

 

Edson também citou que, tais eventos, causam transtornos no transito e que se faz necessário à procura de um local, destinado para esses eventos.

 

Proposta para a Construção de 04 Policlínicas

 

Indagado sobre como o candidato iria construir 04 Policlínicas, proposta essa apontada pelos adversários como fantasiosa e defendida na sua campanha, o candidato respondeu que sua meta é a construção dessas 04 Policlínicas e que, para isso é necessário um melhor planejamento da relocação de Recursos. Para exemplificar, o candidato usou o preço do aluguel pago pelo Hospital Santa Isabel (atual Materno Infantil) de propriedade de Dr. Nanau, que, segundo ele, são gastos 30 mil reais por mês pela prefeitura.

 

Segundo o candidato, com os 180 mil gastos na reforma do hospital e mais 360 mil reais por ano de aluguel, teriam gerado receita de mais de 500 mil reais, suficiente para a construção de uma Policlínica e o dinheiro gasto nesse local, em um ano, viabilizaria o projeto de uma policlínica por ano: “Hoje se para 30 mil reais ao (hospital) Santa Isabel, ao candidato a vice-prefeito Dr. Nanau, pelo aluguel de uma policlínica. Para a manutenção, do mesmo jeito que a prefeitura vem mantendo hoje, nos vamos ter mais um adendo. Nós vamos fazer um choque de gestão e vamos conter as despesas desnecessárias para que a gente possa fazer uma saúde boa”, destacou.

 

Sobre a compra de equipamentos e contratação de profissionais, o candidato citou que suas alianças com o Secretário de Saúde do Estado (Antônio Figueira), com Diogo Moraes e também com José Augusto maia (como deputado federal), para conseguir os recursos necessários para a saúde: “Eu vou a Brasília, vou bater na porta do deputado José Augusto Maia porque é importante ele ficar em Brasília. É importante e, na vez que a cidade tem um representante, porque perder esse representante federal para uma eleição municipal? Então, é isso que a gente quer fazer para compartilhar com todos”, destacou.

 

Proposta para a Construção de um Novo Hospital

 

Indagado sobre como seria a viabilização para a construção de um novo hospital, Edson afirmou que, caso eleito, a construção do novo hospital é também um compromisso seu e do Governador Eduardo Campos.

 

Edson afirmou que levará, junto com o Secretário de Saúde do Estado, Antônio Figueira, o projeto do novo hospital até o Ministério da Saúde em Brasília, para que os recursos possam ser viabilizados pelas esferas Federal e também de recursos que serão originados do Governo do Estado.

 

O candidato afirmou também que a cidade de Taquaritinga do Norte ira receber 130 mil reais em Leitos Compartilhados, do Governo do Estado. Indagado sobre o porquê de ações como essas não terem chegado até o município até agora, já que ele e Diogo Moraes (PSB) são deputados estaduais, Edson citou que Toinho não apresentaria projetos e que não teria procurado os deputados por serem da oposição: “Diogo tem um prefeito aliado em Taquaritinga do Norte, que apresenta projetos e que ele vai ao Governo do Estado. O daqui, não apresenta. Eu fui oposição, ele não procura e a cidade é quem perde”, afirmou.

 

Processo contra Edson Vieira, por Compra de Votos, citado por José Augusto Maia (PTB) em Comício

 

Indagado sobre do candidato não ter se pronunciado perante a atitude de José Augusto Maia ter trazido, em comício, o fato de que o processo por compra de votos no TRE, atribuído a Edson Vieira será julgado, o candidato afirmou que não se pronunciou sobreo caso pelo ato de, segundo ele, não “ter nada a temer”.

 

Segundo Edson, ele não se sente preocupado com o andamento do processo: “Eu não tenho nada a temer. Eu tive uma ação em 2008, que já teve a sentença aqui, que já foi cumprida essa sentença e o adversário, achando ruim, recorreu para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Eu não estou preocupado com isso, até porque nós não devemos nada. Temos a consciência limpa de que fazemos o trabalho correto, o trabalho certo. Não preciso estar me explicando com a Justiça toda a vez que alguém me indaga sobre alguma coisa. Eu não preciso estar dizendo que sou “ficha-limpa” a todo instante, porque tenho uma biografia, um nome a zelar por Santa Cruz. Então, eu estou tranquilo a parte disso ai. Estou firme e forte”, afirmou.

 

Escolha do vice e afirmações de Dimas Dantas (PP) sobre Edson Vieira, em eleição anterior

 

Edson Vieira foi indagado sobre declarações feitas pelo seu atual vice, Dimas Dantas (PP), declarações essas feitas na eleição anterior: “Se ele se elege como deputado, a primeira atitude que toma é  colocar seis funcionários da loja do pai dele no gabinete em Recife, simplesmente para ser “laranja” e ganhar dinheiro”.

 

Indagado sobre como foi a escolha do vice, mesmo com essas declarações feitas e de como é o relacionamento dos mesmo, Edson afirmou que “não leva a política para o lado pessoal” ou em “proveito próprio”. O candidato citou que procurou Dimas por conta de suas posições políticas tomadas ao longo de seus mandatos, inclusive votando em ocasiões contra “aliados partidários, demonstrando ter uma postura”:

 

“Se eu fosse colocar um retrovisor e fosse ver política “com P minúsculo”, eu não teria feito uma aliança com o vereador Dimas, com o deputado Diogo Moraes, com o governador Eduardo Campos, com tantas outras pessoas que não estiveram comigo na eleição passada. Nós nos juntamos e estamos pedindo uma chance para Santa Cruz. Eu tenho o prazer e o orgulho de ter Dimas como meu candidato a Vice Prefeito”, destacou.

 

Edson pediu também para que se fizesse uma comparação entre os vices, tanto de sua chapa, como da chapa de José Augusto Maia. Sobre as críticas entre eles, Edson afirmou que essas críticas foram pontuais, frutos de “informações equivocadas”.

 

Vinda do governador Eduardo Campos ao seu palanque

 

Um dos pontos de maior expectativa na campanha de Edso Vieira é a possibilidade do Governador Eduardo Campos subir ao seu palanque, algo que até agora não aconteceu. Sobre essa possibilidade, Edson Vieira afirmou que Eduardo Campos virá ao seu palanque. Para isso, ele citou a vinda de três secretários estaduais, aliados do governador e também da cúpula do PSB, que já subiram ao seu palanque.

 

Edson garantiu que Eduardo Campos virá ao seu palanque, bastando que haja uma vaga na sua agenda de compromissos. Segundo Edson, o PSB está coligado com sua campanha e que a vinda do governador se dará nas duas semanas finais a eleição: “Estou conversando com o deputado Diogo Moraes (PSB) e o governador tem sinalizado de que agora, nessa segunda quinzena, depois do dia 15, dia 20, ele irá vir a Santa Cruz do Capibaribe e irá dar seu depoimento, apoiando a candidatura de Edson Vieira. O PSB do governador, está conosco (…) e irá subir no palanque”, destacou.

 

Continuidade dos eventos políticos

 

O candidato afirmou que os eventos politicos continuarão no mesmo ritmi. Ao final da entrevista, o candidato agradeceu aos seus eleitores, pediu a população uma chance de governar e garantiu que fará um governo para todos, independentemente do partido político: “É isso que eu estou fazendo e isso é o que eu estou buscando. Nossa campanha tem sido propositiva e as pesquisas indicam a nossa vitória”, finalizou.

 

Ao sair da emissora, muitas pessoas aguardavam o candidato, que o seguiram em uma carreata pelas ruas da cidade.

 

Várias pessoas esperaram Edson Vieira que seguiu em carreata após a entrevista

 

 

 

 

COMPARTILHE ESSA POSTAGEM

Facebook
WhatsApp

Outra notícias...